quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Catadores ganham linha de crédito especial para formar cooperativas

Os catadores de materiais recicláveis têm, a partir de agora, acesso a uma linha de financiamento especial para a investimentos em infra-estrutura e fortalecimento de cooperativas. É que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dispõe, para essa modalidade de crédito, de recursos não reembolsáveis do Fundo Social, constituído com parte de seus lucros anuais, para apoio de projetos de caráter social.

A linha de apoio aberta pelo BNDES resulta de discussões e negociações do banco com os ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), Cidades e Desenvolvimento Social. O objetivo é o de fortalecer ao segmento dos catadores de material reciclável e possibilitar a elevação da renda, a melhoria das condições de trabalho e a ampliação das oportunidades ocupacionais nas cooperativas.

As solicitações devem ser encaminhadas ao BNDES até o próximo dia 20 de dezembro. De acordo com o banco, serão passíveis de apoio os projetos que, além de atenderem a critérios de elegibilidade e de enquadramento jurídico, obtenham um minimo de pontos em critérios classificatórios, conforme regulamentação disponível no site http://www.bndes.gov.br/.

A nova linha de apoio é um dos instrumentos desenhados para atender a demanda apresentada pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) ao Presidente Lula, em audiência ocorrida em março deste ano.

Além desta linha, o governo federal irá apoiar o MNCR com um Plano Setorial de Qualificação (Planseq), uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do MTE, que terá recursos também do Ministério das Cidades.

O objetivo é capacitar trabalhadores de todas as regiões brasileiras, informais ou que fazem parte de associações, em atividades que vão desde a coleta segura dos materiais, até a venda, a preço justo. O processo de formação também prevê o treinamento em equipamentos que possam aumentar a produção. A estimativa é atender a cerca de 1.500 catadores.

Assessoria de Imprensa do MTE(61) 3317-6203/3317-6540 - acs@mte.gov.br

1 comentário:

PPDLES disse...

Foto: Douglas Frois
Curitiba, maio de 2006
disponível em: www.flickr.com