quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Ações do PPDLES no Rio Grande do Sul geram referências para Economia Solidária

Até o final do ano, deverá estar sendo constituída uma cooperativa de artesãos da Associação Lavrense de Artesãos Rurais no município de Lavras do Sul, interior gaúcho. O empreendimento solidário reúnirá 27 artesãos, sendo 23 mulheres e 4 homens. O grupo, que trabalha com lã de ovelha, produz mantas, palas, casacos, blusões. O PPDLES atua no município de Lavras do Sul através do agente solidário Amilton César Camargo.
No município de Senador Salgado Filho está sendo realizado um trabalho de organização associativa das agroindústrias. Uma delas é a agroindústria de embutidos de carne que envolve 22 famílias de pequenos produtores de suínos. A outra é a agroindústria de melado formada por duas associações de produtores. A ação da agente solidária Angela Marceli Rosler do PPDLES está voltada para a organização do processo de comercialização destes empreendimentos a partir da construção da Casa de Comercialização que também servirá como espaço para comercialização do artesanato local.
No município de Santo Cristo estão se formando agroindústrias solidárias que envolvem 60 jovens beneficiários do programa Crédito Fundiário. As agroindústrias serão de embutidos de carne, derivados de leite e cana e fruticultura. O agente Cláudio Feiden atua no local em parceria com a o sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Ong AREDE e a Cooperativa dos Produtores de Santo Cristo na realização de capacitação em Economia Solidária para estes jovens.
No município de Cachoeira do Sul a Casa das Trabalhadoras Rurais foi organizada como espaço de comercialização dos produtos da Economia Solidária do município. Localizado no centro da cidade, o local está se constituindo em uma referência para a Economia Solidária.

Sem comentários: