segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Seminário do PPDLES com coordenadores estaduais e nacionais.

Acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro, em Brasília, Seminário do Projeto para Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária com os coordenadores estaduais e nacionais. O seminário reúne em três dias debates temáticos sobre economia solidária, análise política brasileira, software livre, perspectivas para os segmentos do projeto, socialização de informações dos estados, balanço da primeira etapa do projeto e planejamento de ações futuras. Estiveram presentes os coordenadores dos estados brasileiros.

No Primeiro dia de seminário Marcio Pochmann, economista e professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) experiente na área de Economia com ênfase em Politicas Socias e do Trabalho, debateu sobre Desenvolvimento Local. Ele abordou três eixos principais: aspectos do novo desenvolvimento do capitalismo atual, as mudanças nas dimensões do trabalho e o desenvolvimento no Brasil. Para Pochmann, a diferenciação do trabalho hoje está na divisão entre trabalho de execução e trabalho de concepção. A economia solidária que procuramos deve buscar o trabalho de concepção para além da execução e ter como maior desafio a construção de novas políticas públicas, que devem ser estruturantes e voltadas para a classe trabalhadora.

Dione Manetti, Diretor de Fomento da Secretária Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho, fez uma análise do quadro político brasileiro e lançou desafios para o projeto. Ele afirmou que o cenário hoje marca um novo período para o país no qual as estruturas do Estado estão em cheque e novas forças geopolíticas estão se formando. Ele lembrou que reformas estão sendo propostas, como a reforma política, e que os partidos estão se reestruturando. É o momento de a Economia Solidária ser mais propositiva, reconhecer o papel do Estado e lutar para que ele seja cumprido e, dessa forma, recuperar uma agenda de desenvolvimento social e sustentável para o país.
Posted by Picasa

Sem comentários: