sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Expo Brasil Desenvolvimento Local

Acontece entre os dias 6 a 8 de dezembro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, a V Expo Brasil Desenvolvimento Local. O evento é um dos principais espaços hoje existente para a visibilidade, o intercâmbio e o fortalecimento de iniciativas de desenvolvimento local. A Expo Brasil tem como objetivos estimular novas articulações e parcerias, para o desenvolvimento da mobilização local e sustentável no país e contribuir para a cooperação internacional relacionada ao assunto, com foco em países de língua portuguesa. Durante a programação estão dentre as atividades painéis, rodas de conversas, oficinas, minicursos, exposições e encontros de redes, grupos, fóruns e movimentos. Em cada edição do evento participaram cerca de 280 instituições e redes envolvidas com o tema e mais de duas mil pessoas, agentes locais e especialistas brasileiros e internacionais em desenvolvimento local e economia solidária. Vários empreendimentos protagonizados por agentes e coordenadores do PPDLES participam do evento, como é o caso do segmento Sementes da Bahia.

A grade de programação está estruturada a partir de dois eixos estratégicos gerais e alguns temas específicos em evidência, além de dimensões transversais que permeiam o conjunto do evento.
São eles:
- Eixos estratégicos:
· Democracia participativa e cultura política: o desafio da consolidação de novas institucionalidades para o desenvolvimento local.
· Articulação produtiva com bases territoriais (incluindo como enfoques/temas: territórios produtivos, economia solidária, arranjos produtivos locais, sistemas de crédito, comércio justo e solidário).
- Temas específicos em evidência:
· Agricultura familiar e desenvolvimento territorial
· Arte e cultura como fatores de desenvolvimento local
· Agroenergia, biocombustíveis e desenvolvimento local
· Reciclagem e desenvolvimento local
· O desenvolvimento local em contextos metropolitanos
- Dimensões transversais:
· Diálogos entre experiências concretas
· Sistemas de informação e comunicação
· Formação de agentes de desenvolvimento
· Juventude, etnia e gênero
· Meio ambiente


Para mais informações acesse: http://expo.rededlis.org.br/
 Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu nome é Alexinaldo e sou agente pelo segmento consorcio da juventude, me sentir um pouco frustrado por não ter nenhum estande do PPDLES na expo. Pois vejo nesta atividade a oportunidade de dar maior visibilidade a um projeto tão importante. Porem a diversidade das ações realizadas no território brasileiro e nos paises de língua portuguesa nos da novas forças e conhecimentos para atuarmos de maneira cada vez mais ativa, ampliando a nossa competência para agirmos em nossa comunidade estado e pais.