
Com o objetivo de formar lideranças no meio rural, foi desenvolvido pelo PPDLES, em parceria com AREDE – Associação Regional de Educação Desenvolvimento e Pesquisa, o projeto “Juventude Construindo Alternativas no Meio Rural” financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário. O projeto está em andamento e é desenvolvido em vários municípios do Rio Grande do Sul.
Os jovens do município de Senador Salgado Filho, acompanhados pela agente do PPDLES, Ângela Marceli Rosler, participaram das primeiras etapas e, em dezembro passado, da quarta etapa do projeto, na qual foram realizadas várias visitas às pequenas agroindústrias familiares da cidade de Crissiumal. Dentre as agroindústrias visitadas estavam as de vinhos, aguardentes, rapaduras, pé-de-moleque, cocadas, bolachas, etc. Nessa atividade os jovens adquiriram conhecimento do funcionamento dos pequenos empreendimentos familiares e da realização do trabalho coletivo e solidário. Ângela explica que, “os jovens tiveram a oportunidade de conhecer diversas atividades que podem ser desenvolvidas no meio rural que eles vivem e que podem se tornar uma alternativa sustentável para famílias e grupos com poucos hectares de terra”.
Também em dezembro realizou-se a II EXPOSAFI – Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial do município de Salgado Filho. A atividade teve como objetivo a mostra da pecuária leiteira e artesanato desenvolvido no município e, durante o evento, o PPDLES dividiu um estande com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais onde pode divulgar suas ações locais junto à juventude rural. Foram três dias de exposição na feira e o projeto teve a oportunidade de se apresentar e dialogar com municípios visinhos, visitantes interessados em saber os conceitos da Economia Solidária e a importâncias das ações desenvolvidas pelos agentes locais.

Sem comentários:
Enviar um comentário