sexta-feira, 27 de abril de 2007

PPDLES apóia formação de rede na Paraíba

Trabalhadores do ramo da beleza, como cabeleireiros, manicures e esteticistas, estão empenhados em implantar rede de economia solidária na Paraíba. "A formação de uma rede traz benefícios como a redução de riscos para investir e facilidades para acessar crédito", explica Gilnei dos Santos, assessor de Redes de Cooperação do Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES). Ele e a assessora de qualificação do Processo Produtivo, Cristiane Pereira dos Santos, participaram de reunião com a Associação Paraibana dos Profissionais de Beleza, no último dia 20.

"Tem muita gente querendo participar", conta Eduardo Pedrosa da Silva, cabeleireiro e agente do PPDLES no estado. Segundo ele, a Associação agrega 160 associados cadastrados. "Ao todo, mais de 250 profissionais freqüentam as reuniões, encontros e cursos", completa. Gilnei ressalta que o compartilhamento de ações de publicidade e propaganda do negócio e a construção de marcas fortes são outros benefícios trazidos pelas redes. "Um bom exemplo das facilidades trazidas por este modelo é a possibilidade de os profissionais efetuarem compras conjuntas, no atacado ou direto do fabricante", sustenta Gilnei.

O próximo passo para a criação da rede é a capacitação dos profissionais interessados. "Faremos oficinas para orientar sobre metodologias e apresentar experiências com êxito pelo país", destaca Gilnei, acrescentando que antes disso é necessário garantir o monitoramento da rede. Nesse sentido, o PPDLES busca parceria junto ao departamento de Desenvolvimento Regional e Sustentável (DRS) do Banco do Brasil. "Precisamos de um técnico que acompanhe diretamente o processo de criação da rede por pelo menos um ano", avalia Gilnei. A próxima negociação com a DRS será realizada na segunda quinzena de maio.

Assessoria de Comunicação do PPDLES
Fernanda Barreto
fernanda@fubra.unb.br

Sem comentários: