sexta-feira, 13 de abril de 2007

PPDLES vai alcançar mais de 80 mil trabalhadores em 2007

Projeto realiza balanço de 1 ano
.

Diagnóstico elaborado pela Universidade de Brasília (UnB) mostra que o Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES) alcançou 636 empreendimentos situados em 177 municípios, com a participação de 42,6 mil trabalhadores. Criado em 2006, o Projeto deve duplicar a atuação este ano. "No ano passado contamos com 252 agentes, agora temos 560", destaca o coordenador executivo do PPDLES, Alonso Coelho.

De acordo com o documento, 58% dos empreendimentos não possuem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e cerca de 130 foram legalizados com apoio do PPDLES. As associações representam 44% das práticas autogestinárias do PPDLES. Os grupos informais ocupam o segundo lugar, com 30%. As cooperativas são 20% do grupo, seguidas de outras formas de organização como redes e centrais.

A economia solidária está presente nos setores primário, secundário e terciário. No universo pesquisado, a principal atividade está relacionada à produção, com 31% de participação. "Esse percentual representa a confecção de roupas e artesanato, por exemplo", explica Alonso. A agricultura fica com 29% e a prestação de serviço com 13%. Outras ações estão ligadas ao extrativismo, bens de consumo e etc. As mulheres são maioria e compõem 57% dos empreendimentos.

O estudo mostrou que os empreendimentos acompanhados pelo PPDLES estão em fases diversas de funcionamento, sendo que 39% foram implantados há mais de quatro anos. "O diagnóstico mostra que o maior êxito do PPDLES está na qualificação das relações dos empreendimentos com as comunidades e suas representações, como associações de moradores", destaca Alonso, acrescentando que a participação em eventos é outro benefício conquistado em parceria com o Projeto.

O estudo também indicou melhorias na gestão de empreendimentos, na comercialização de produtos, na qualidade dos serviços, na captação dos recursos e no faturamento.


Assessoria de Comunicação do PPDLES
fernanda@fubra.unb.br

Sem comentários: