sexta-feira, 22 de junho de 2007

Avança parceria entre PPDLES e Feevale

Capacitar os 57 agentes do Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local da Economia Solidária (PPDLES) em atuação do Rio Grande do Sul. Esse é o objetivo da parceria a ser firmada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com a incubadora de economia solidária da Feevale, Centro Universitário situado em Novo Hamburgo (RS).

O trabalho conjunto foi formalizado em 21 de maio pelo coordenador do PPDLES no estado, Paulo Marques, e os professores Olivério Ferreira e Pedro de Almeida Costa, responsáveis pela iniciativa na instituição de nível superior. Na ocasião, ficou acertada a elaboração de um projeto detalhando o funcionamento do curso.

Segundo Marques, o material já foi encaminhado ao MTE e aguarda aprovação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). "Nossa perspectiva é iniciar o trabalho no próximo semestre", avalia. De acordo com o projeto, a qualificação será terá duração de um ano, dividida em cinco módulos, abordando os seguintes temas: cooperativismo e autogestão; diagnóstico situacional e metodologias participativas; ferramentas de gestão e controle e elaboração de projetos.

Serão seis meses de aula presencial, em datas a serem definidas, e mais meio ano de prática da metodologia aplicada, com a realização de encontros mensais para monitoramento e avaliação do trabalho. Para o encerramento das atividades, será preparado um seminário de sistematização da experiência, que deverá resultar na elaboração de duas publicações da Senaes: uma com informações sobre a metodologia e o material didático utilizados; e a outra com cartilhas que possam servir como material de apoio à gestão de grupos apoiados pelos PPDLES.

BeneficiáriosMarques sustenta que os beneficiários finais do curso são os trabalhadores dos grupos assessorados pelos agentes do PPDLES. Atualmente, cada agente atende a um grupo, com aproximadamente 300 pessoas envolvidas diretamente. "Esse levantamento ainda é preliminar porque os grupos estão em formação e o número de pessoas é flutuante nessa fase", avalia o coordenador. Pelo projeto, a perspectiva é de que 200 famílias sejam contempladas a partir da qualificação dos agentes.

Seminário
O PPDLES participa do "I Seminário de Economia Solidária: a construção de novos saberes para uma cultura da autogestão", iniciado nesta quinta-feira (21), na Feevale. O evento é direcionado a acadêmicos, professores, pesquisadores e trabalhadores da economia solidária e vai até sábado (23), no auditório do prédio Azul, no Campus II do Centro Acadêmico.

Assessoria de Comunicação do PPDLES
fernanda@fubra.unb.br

Sem comentários: