Nesta sexta-feira (5), a partir das 8 horas, trabalhadores, estudantes, lideranças comunitárias e empresários se reúnem em Novo Hamburgo (RS) para discutir e trocar experiências sobre a produção de biocombustível a partir de óleo de cozinha. O seminário "Biodiesel: uma alternativa viável, ecológica e geradora de renda" será na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Primavera.
Às 9 horas, os participantes poderão conhecer a experiência dos trabalhadores que formaram uma cooperativa e montaram uma usina de biodiesel em Campinas (RS). Às 11 horas serão abordadas iniciativas em Novo Hamburgo nessa área. Em seguida, o diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/MTE), Dione Manetti, fala sobre as políticas públicas do governo federal para estimular a formação de empreendimentos autogestionários.
De acordo com Manetti, ainda este ano o MTE vai lançar uma chamada pública de projetos voltados para a instalação de unidades de triagem, processamento e reciclagem de resíduos sólidos. "Um dos objetivos da minha palestra é orientar sobre a elaboração de propostas para participar dessa seleção", destaca.
O coordenador estadual do Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES) no Rio Grande do Sul, Paulo Marques, participa do evento. "Os empreendimentos classificados na seleção do MTE serão acompanhados pelos agentes do PPDLES", ressalta Marques. Atualmente, a economia solidária no RS conta com o apoio de 52 agentes do PPDLES. A principal atividade deles é buscar incentivos e parcerias para alavancar iniciativas de economia solidária em comunidades de baixa renda.
O seminário é promovido pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, a Cáritas Diocesana de Novo Hamburgo e pelo Mandato do deputado federal Tarcísio Zimmermann, em conjunto com a Petrobrás.
Assessoria de Comunicação do PPDLES
Fernanda Barreto
fernanda@fubra.unb.br
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário