O coordenador do Banco Palmas de Fortaleza (CE), João Joaquim destacou, a partir da experiência de 30 anos de luta dos moradores do Conjunto Palmeiras no Ceará, dois fatores fundamentais para um projeto de desenvolvimento local: a organização da comunidade - com o fortalecimento das associações coletivas e espaços públicos de participação -, e a conscientização do potencial econômico que cada localidade possui.
Dione Manetti, diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária, abordou a importância das políticas públicas para o desenvolvimento local. Segundo Manetti “O Estado brasileiro, construído para atender apenas as necessidades dos ricos, precisa romper com essa lógica fomentando, apoiando e investindo recursos públicos naqueles que mais pagam impostos”. Nesse sentido, Manetti destacou que a Senaes tem construído um conjunto de programas, como o Projeto de Desenvolvimento Local e Economia solidária (PPDLES), que busca aproximar o Estado das comunidades.
Além dos painéis, o Seminário possibilitou um momento de identificação e mobilização das potencialidades locais por meio de grupos de trabalho divididos em segmentos produtivos como alimentação, reciclagem, artesanato, cultura e confecção. As discussões nos grupos apontaram as proposições para o fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária do bairro. Os encaminhamentos do Seminário serão sistematizados pelo agente do PPDLES da comunidade.
Para Paulo Marques, coordenador Estadual do PPDLES “a realização do seminário representa o êxito de uma construção coletiva que caracteriza as ações do PPDLES". O Seminário foi realizado em parceria com a Organização da Sociedade Civil da Interesse Público (Oscip) Guayí e entidades da Restinga.
Assessoria de Comunicação do PPDLES
fernanda@fubra.unb.br
Sem comentários:
Enviar um comentário