quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Economia Solidária e Luz para Todos avançam na Amazônia Legal

Amazonas deve ser o próximo estado contemplado pela parceria entre os ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e de Minas e Energia (MME). Objetivo é impulsionar a geração de renda em comunidades tradicionais beneficiadas pelo programa Luz para Todos

Nesta quinta-feira (29), às 9 horas, o assessor de etnodesenvolvimento do Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES), Quêner Chaves, se reúne com representantes do Comitê Estadual da Eletronorte, em Manaus*, com a finalidade de discutir alternativas para a emancipação econômica de indígenas e quilombolas atendidos pelo programa Luz para Todos. "A ligação de energia elétrica é o primeiro passo para o desenvolvimento econômico destas localidades", avalia Chaves.

Segundo ele, o mais importante é aproveitar as vocações de cada povo. "Algumas comunidades se destacam pela produção de alimentos, outras pelo artesanato e essas particularidades precisam ser respeitadas", defende Chaves. O assessor ressalta que as atividades conjuntas do MTE e MME já estão em andamento em outros estados da Amazônia Legal. "Este ano, 14 comunidades do Mato Grosso, Pará e Tocantins participaram de treinamento sobre autogestão e economia solidária. Elas vão receber centros comunitários de produção, com maquinário para o beneficiamento de frutas, farinha e piscicultura", explica.

De acordo com Carmem Souto, da equipe do Luz para Todos, a idéia é que essas ações sejam estendidas ao Amazonas. "A reunião com o Comitê Amazonense da Eletronorte caminha nessa direção. Queremos ouvir as demandas locais e buscar novas parcerias", destaca Souto.

Além dos representantes do Comitê Gestor, mais 30 instituições participam das discussões. São entidades governamentais e não-governamentais que formam uma rede de integração de ações sociais no Estado. "Queremos saber mais sobre a economia solidária e entender como as comunidades podem participar", diz Robson Bastos, coordenador estadual do Comitê.

Luz e desenvolvimento
Desde 2004, o Luz para Todos já levou energia elétrica a 20 mil famílias de 368 comunidades situadas em 43 municípios do Amazonas. O objetivo é que o acesso à luz contribua para a diminuição da pobreza e aumento de renda das famílias atendidas.

Nessa perspectiva, o governo federal vem trabalhando de forma integrada, com um conjunto de ações denominado Pacote da Cidadania. Além da atuação do MTE e MME, o Pacote inclui intervenções como construção e melhorias de moradias, implantação de telecentros, rádios comunitárias e bibliotecas.

* A reunião ocorre na sede da Companhia de Energia Elétrica do Amazonas - Av. Sete de setembro , 50 - Centro

Mais informações:
Fernanda Barreto
(61) 9965.1219
Assessoria de Comunicação do PPDLES

ppdles.comunicacao@gmail.com

Sem comentários: