terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Recomposição da equipe do PPDLES avança nos estados

O Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES) se prepara para chegar a 2008 de cara nova. Em todos os estados, os coordenadores estão recompondo a equipe de agentes do desenvolvimento. "Terminada essa etapa, serão realizadas reuniões em cada unidade da federação, com a participação de todos os agentes", explica o coordenador executivo do Projeto, Geraldo Souza. Enquanto isso, os assessores nacionais do PPDLES preparam materiais para o trabalho de campo dos agentes.

Mais simples, os modelos de diagnósticos de grupos produtivos, a serem aplicados pelos agentes, foram reformulados para dinamizar a atuação do PPDLES . "Com informações mais precisas, teremos mais eficiência na busca por parcerias que diminuam as dificuldades e ampliem o potencial dos empreendimentos", acredita Souza. De acordo com ele, também está sendo definido um novo nome e identidade visual para o Projeto.

A retomada do PPDLES foi deflagrada em encontro realizado de 14 a 18 de novembro, em Brasília, com a participação de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), assessores nacionais e coordenadores estaduais. Na ocasião, foram definidas estratégias e prioridades para a atuação do Projeto até dezembro do próximo ano.

O objetivo é fortalecer o apoio oferecido a trabalhadores organizados em sistema de autogestão. “Nosso foco é direcionado à geração de renda e ao empoderamento dos beneficiários na promoção do desenvolvimento local",”, destaca Dione Manetti, diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).

Planejar para construir
O encontro com os coordenadores foi antecedido por rodada de planejamentos, com discussões sobre metas e a contribuição do PPDLES para o crescimento da economia solidária. "Diferente do mercado, que incita a competição entre as pessoas, a economia solidária trabalha com a perspectiva de que se uma pessoa não se destaca em determinada atividade, ela pode ser muito boa em outra", acredita o professor Paul Singer, que comanda a Senaes e participou das reuniões.

Trajetória
Dirigido pela Senaes, em conjunto com diversos órgãos do Governo Federal, o PPDLES foi iniciado em 2006. De lá para cá, já foram atendidos 687 empreendimentos, situados em 199 municípios, com a participação de 42 mil trabalhadores.

A entidade executora do PPDLES é a Universidade de Brasília (UnB), com equipe formada por 560 agentes do desenvolvimento, coordenadores estaduais e um corpo técnico de âmbito nacional, que atende demandas específicas dos empreendimentos, com assessorias voltadas para políticas de Juventude; Etnodesenvolvimento; Gênero; Finanças Solidárias, Redes de Cooperação, Gestão de Informações e Comunicação.

Mais informações:
Fernanda Barreto
Assessoria de Comunicação do PPDLES
Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes)
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Sem comentários: