segunda-feira, 23 de abril de 2007

Universidade terá curso de graduação em economia solidária no RS

A partir do próximo semestre a Universidade de Ijuí (Unijuí), no Rio Grande do Sul, abrirá turma de graduação para formar tecnólogos em economia popular e solidária. A iniciativa foi fomentada pelo Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES), em parceria com a Associação Regional de Desenvolvimento, Educação e Pesquisa (Arede) e o Campus Santa Rosa da Unijuí. "O objetivo desse curso é atender a demanda por qualificação profissional", explica o agente do PPDLES, Cláudio Feiden, que participou das discussões.

O currículo do curso será organizado em cinco módulos: Teoria Social e História, Trabalho e Organização do Processo Produtivo, Desenvolvimento em Economia Popular e Solidária, Desenvolvimento Sustentável e Sistematização da Prática. "Os exercícios práticos, os seminários e as aulas de extensão também são características do curso", destaca Feiden. "Agora estamos batalhando por suporte financeiro para reduzir os custos dos alunos, que deverão ser de baixa renda", ressalta.

Segundo Feiden, o curso já foi aprovado pelo Departamento de Ciências Sociais da Unijuí e encaminhado ao Conselho Universitário. O lançamento oficial deve ocorrer nos dias 2 e 3 de junho, quando será realizada a II Feira da Agroecologia e Economia Popular e Solidária, no Parque da Fenasoja, no município de Santa Rosa. Para Paulo Marques, coordenador estadual do PPDLES, o curso de tecnólogo será "uma importante referência para incentivar outras instituições de ensino superior".


Assessoria de Comunicação do PPDLES
fernanda@fubra.unb.br

Sem comentários: