sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Baixo Guandu (ES) realiza Feira de Economia Solidária

Encerra neste sábado (4) a I Feira da agricultura Familiar e Economia Solidária do município de Baixo Guandu (ES). O evento ocorre desde quinta-feira (2), na Chácara Municipal Vila Kennedy, com a participação de aproximadamente 120 pessoas em debates, oficinas e palestras. As atividades são realizadas em estrutura de madeira e sapé, montada especialmente para a Feira por um grupo de índios guaranis.

Cerca de 25 grupos de empreendedores expõem e comercializam materiais como artesanatos, serviços de alimentação, roupas, tapetes e artigos de cama, mesa e banho. De acordo com o coordenador do Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES) no Estado, Otniel Barcelos de Aquino, atividades culturais anima a programação. "Hoje (3) teremos show com o coral dos guaranis", conta. Segundo o coordenador, os índios tiveram boa receptividade e cativaram o público da cidade, de aproximadamente 28 mil habitantes, que deve se mobilizar para assistir ao espetáculo.

Também foram realizadas atividades sobre temas como meio ambiente, agroecologia, redes de produção e comercialização e legislação para a economia solidária. "Tivemos ainda uma oficina sobre erradicação do trabalho infantil, que é um tema de bastante interesse para a comunidade", destaca Otniel.

Guandu Solidário - O PPDLES acompanha e apóia o Guandu Solidário, projeto de qualificação profissional que nasceu da necessidade de se criar alternativas de renda para as famílias que sobreviviam do trabalho de extração de pedras, principalmente daquelas que utilizavam mão-de-obra dos próprios filhos, crianças e adolescentes.

Assessoria de Comunicação do PPDLES
fernanda@fubra.unb.br

Sem comentários: