Em parceria com o Projeto Casa Brasil, o governo federal vai formar 200 multiplicadores nas cinco regiões do país
Brasília, 03/08/2007 - Uma parceria entre a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e o Projeto Casa Brasil vai realizar a partir de hoje uma série de cursos de qualificação em Economia Solidária. Ao todo serão cinco cursos de formação nas cinco regiões do país que vão qualificar 200 multiplicadores entre bolsistas e coordenadores de programas de desenvolvimento de economia solidária.
O primeiro encontro reúne participantes da região Centro-Oeste, em Brasília, na Casa de Retiros Assunção, na L2 Norte, Quadra 611, Módulo E. As ações de capacitação serão complementadas com cursos à distância, além de oficinas e práticas em comunidades que desenvolvem projetos.
Inclusão social - O Casa Brasil é um projeto do Governo Federal que tem como principal objetivo reduzir a desigualdade social em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), levando para esses locais um espaço que privilegia a formação e a capacitação em tecnologia aliada à cultura, arte, entretenimento e participação popular, com forte apoio à produção local.
O projeto surgiu como um espaço comunitário, de uso gratuito e acesso irrestrito, para promover a inserção tecnológica, a divulgação da ciência, cultura e arte, gerando a ampliação da cidadania através da democratização das comunicações, compartilhamento de conhecimento, valorização da mulher, respeito à diversidade e desmistificação das tecnologias.
As principais linhas de ação do projeto são: comunicação comunitária, governo eletrônico, educação ambiental, economia solidária, cultura livre/software livre, cultura local, direitos humanos, conhecimento livre, alfabetização e leitura. As unidades do Casa Brasil são caracterizadas por possuírem estrutura modular que contém: telecentro, sala de leitura, auditório, estúdio multimídia e laboratório de divulgação de ciências e informática.
Capacitação - Após a realização do treinamento para a região Centro-Oeste, de 3 a 7 de agosto, os encontros seguintes ocorrerão no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de agosto, com as unidades do RJ, MG, ES e BA; em João Pessoa, de 1º a 5 de setembro com as unidades do CE, RN, PB, PE e AL; Manaus, de 15 a 19 de setembro com as unidades do AM, PA, RR, RO, AP, AC, MA e PI; e em Curitiba , de 28 de setembro a 2 de outubro com as unidades do PR, SC, RS e SP.
No treinamento serão abordadas as ações de Economia Solidária, suas práticas econômicas e sociais que propiciam a sobrevivência e a melhora da qualidade de vida mais de 1,5 milhão de pessoas em diferentes partes do país.
As atividades dos encontros de capacitação foram divididas em seis módulos organizadas pela Coordenação Nacional do Casa Brasil: Relações Sociais de Produção Capitalista; Introdução a Economia Popular e Solidária; Estratégias de Organização Econômica; Desenvolvimento Local e Sustentável; Intersetorialidade da Economia Solidária; e Políticas Públicas de Economia Solidária.
Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6394/3317-6540
Assessoria de Comunicação do PPDLES
fernanda@fubra.unb.br
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário