quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Porto Alegre sedia Feira Estadual de Economia Solidária

De 17 a 22 de setembro, o Largo Glênio Perez, na capital gaúcha, vai se transformar num grande centro de comercialização da economia solidária. Será realizada a IX Feira Estadual de Economia Popular Solidária do Rio Grande do Sul, com 84 estandes de produtos como artesanato, alimentação e agricultura familiar. Mais de 500 mil visitantes são esperados nos cinco dias do evento.

Além de comércio, a Feira contará com programação cultural, garantida por meio de parceria com os Pontos de Cultura da Grande Porto Alegre. Haverá também um estande permanente de empreendimentos que trabalham com reciclagem de lixo e distribuição de informativos sobre o tema. O objetivo é sensiblizar o público para a importância da separação de materiais e da coleta seletiva.

De acordo com Analine Specht, do Programa Feiras em Rede, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a quantia exata de empreendimentos participantes só será conhecida no dia do evento. "A distribuição dos estandes é feita de acordo com os 10 fóruns regionais da economia popular solidária do Estado, que se organizam localmente para participar e podem colocar tantos quantos quiserem no mesmo estande", explica.

Empreendimentos acompanhados pelo Programa de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES) participam do evento e da comissão organizadora.

Capacitação - Outro destaque do evento é a realização de oficinas sobre os princípios da economia solidária, envolvendo a prática vivenciada na feira e temas como a qualidade do produto e o preço justo. Também serão desenvolvidas atividades de formação sobre inclusão digital e software livre, com a parceria do Casa Brasil e Serpro.

Resultados - Durante a feira, será aplicada a Pesquisa de Avaliação das Feiras de Economia Solidária (PAFES), com apoio técnico das universidades do Vale dos Sinos (Unisinos) , Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e do Centro Universitário LaSalle.

Empreendimentos acompanhados pelo Programa de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES) participam do evento, além da comissão organizadora.

Realização - A IX Feira Estadual da Economia Popular Solidária é realizada pelo Fórum Gaúcho da Economia Popular Solidária. O patrocínio é da Secretaria Nacional de Economia Solidária (MTE), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Petrobras.

O evento integra o Programa Nacional de Comércio Justo e Consumo Consciente - Feiras em Rede da Economia Solidária e Agricultura Familiar, política da Senaes e do MDA executada pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e apoiada pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES).

Acesse aqui mais informações sobre a realização de feiras pelo país.


Assessoria de Comunicação do PPDLES
fernanda@fubra.unb.br

Sem comentários: