A organização de seminário sobre economia solidária no bairro Restinga, em Porto Alegre (RS), foi um dos principais motivos do roteiro de visitas que o diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Dione Manetti, realizou no último mês na capital gaúcha.
Na ocasião, Manetti se reuniu com entidades da sociedade civil e moradores da Restinga para discutir a programação do seminário. O evento será realizado no próximo mês, resultado de uma parceria entre o Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES) e a Ong Guayí, além da própria comunidade.
Visitas - O diretor também percorreu três núcleos de produção da Rede Industrial de Confecção Solidária (Rics), composta de microempresas solidárias produzem roupas para atender ao Grupo Hospitalar Conceição, o maior do Estado. Um dos núcleos visitados, acompanhado pela agente do PPDLES, Evelize Gonçalves, funciona na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, com a participação de oito presidiárias. "Essa experiência, inédita no Brasil, é um exemplo de que através da economia solidária podemos construir alternativas de inclusão dos mais diversos segmentos", avalia Manetti.
Para o diretor, "a experiência da RICS em Porto Alegre deve servir de modelo, pois demonstra que a economia solidária pode produzir em escala, atendendo as demandas do setor público em diferentes áreas, além de ser um potente instrumento de inclusão e efetiva política de enfrentamento da violência e da exclusão social".
O roteiro teve encerramento na atividade de comemoração dos seis anos da Ong Guayí, entidade que criou o projeto RICS e vem sendo uma das principais parceiras do PPDLES no RS.
Assessoria de Comunicação do PPDLES
fernanda@fubra.unb.br
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário