quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Atividades do PPDLES Mato Grosso e do CONSAD Baixada Cuiabana estimulam empreendimentos locais.

Durante o mês de Janeiro de 2007, o coordenador do PPDLES na região, Nicolau Priante, e o agente quilombola Emerson Sales de Arruda, realizaram reuniões com a comunidade quilombola Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento - MT, no intuito de orientar e preparar os quilombolas na gestão e comercialização dos produtos da roça comunitária, dentro dos princípios da Economia Solidária.

No município de Nossa Senhora do Livramento está localizada a sede da Associação Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local da Baixada Cuiabana (CONSAD Baixada Cuiabana). O primeiro projeto produtivo em execução do CONSAD Baixada Cuiabana é o projeto Agregação de Valor a Produção Através da Agroindustrialização, executado pelo Governo do Estado com recursos do MDS, que contempla entre outras, a cadeia produtiva de frutas. Esse projeto vem sendo executado de modo integrado ao projeto Rede de Colaboração Solidária da Cooperativa COORIMBATÁ, patrocinado pelo programa PETROBRAS Fome Zero, que implantou em 2005 cinco roças comunitárias com aproximadamente 200.000 pés de abacaxi no Quilombo Mata Cavalo.

O Governo do Estado, através do FUPIS (Fundo Partilhado de Investimento Social) destinou verbas para compra de caixas d'água, de ferramentas e assessórios para o trabalho nas roças comunitárias, entregues durante visitas à comunidade nos dias 22 e 23 do mesmo mês.

"A atividade contribuiu na relação do PPDLES com o CONSAD BC e no fortalecimento do trabalho do agente quilombola e dos empreendimentos coletivos do Quilombo Mata Cavalo", afirma Nicolau.

Também em janeiro, no dia 29, o PPDLES participou, através de Nicolau, que é também Diretor Operacional da Cooperativa COORIMBATÁ, do I Encontro do Processo de Incubação da Empresa Arca Multincubadora na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá.

O encontro serviu para disseminar o conceito de incubadora de empresas e estimular o empreendedorismo na universidade através de idéias e projetos inovadores que estimulem o desenvolvimento das comunidades, como é o caso da COORIMBATÁ e dos empreendimentos atendidos pelo PPDLES e CONSAD Baixada Cuiabana.

Sem comentários: