quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Banco do Brasil e PPDLES acordam agenda de atividades para municípios da Paraíba.

O coordenador estadual do PPDLES na Paraíba, Sandro Gomes, esteve reunido no mês de janeiro com a equipe de coordenação do programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil (BB), em João Pessoa, para discutir uma agenda de atividades que visa a implantação e ampliação do programa. A agenda ainda envolverá a participação de empreendedores, prefeituras, SEBRAE, Projeto Cooperar, entre outros.

A solicitação do Gerente de Núcleo e representante da Superintendência do Banco do Brasil, Pedro Soares Filho, ao coordenador estadual do PPDLES, foi para que ambos (BB e PPDLES) pudessem juntar esforços no sentido da construção dos Planos de Trabalho, das análises de prospecção e da realização de diagnósticos participativos junto aos grupos empreendedores do programa, visando o desenvolvimento de atividades de apoio e fomento estratégico.

A primeira atividade acontecerá no dia 09 de fevereiro, na Superintendência Regional do BB, e irá discutir a ampliação da produção de flores na região do Brejo, no município de Pilões. Atualmente, um grupo de vinte mulheres, organizadas em uma cooperativa, vem produzindo flores e necessitam aumentar a oferta. Essa operação exigirá a ampliação das unidades de produção e a injeção de mais recursos nessas unidades. Além da proposta para esse grupo, estão previstas operações para os municípios de Araçagi, onde a associação do assentamento Santa Lúcia está pretendendo desenvolver uma unidade integrada de produção e turismo rural; para o município de Belém, onde um grupo de 20 jovens pretende reativar uma agroindústria de fruticultura; e para Guarabira, onde estuda-se a elaboração de um plano de negócios para uma cooperativa que produzirá bolas esportivas.

Por solicitação de Sandro Gomes, também foi incluída na agenda uma reunião com a organização religiosa Pia Sociedade Padre Nicolas Mazza, que atua no Projeto Beira da Linha, em João Pessoa. Vai ser estudada a implantação de uma unidade de produção de confecções em galpões de propriedade da organização religiosa, que já trabalha nesse projeto há mais de 20 anos. A proposta contará com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria Municipal de Economia Solidária.

Sem comentários: