sábado, 12 de maio de 2007

Banco Quilombola será instalado em Alcântara

O município de Alcântara (MA) vai abrigar o primeiro Banco Comunitário Quilombola do país. A inauguração ocorre em junho. Antes, de 29 a 31 de maio, será promovido seminário com os produtores e comerciantes locais para explicar o funcionamento da nova instituição financeira. “Durante estes dias faremos o cadastramento de empreendimentos e discutiremos a circulação da moeda social”, explica a coordenadora do Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES) no estado, Margareth de Souza Machado. O evento será realizado na sede Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara (Mabe).

Além da moeda social, denominada Guará, o banco fará operações em Real. “Os comerciantes poderão pagar contas e fazer empréstimos com facilidade”, destaca o assessor de Etnodesenvolvimento do PPDLES, Quêner Chaves dos Santos. Segundo ele, os 40 empreendimentos acompanhados pelo Projeto no município terão prioridade de atendimento. As iniciativas de autogestão são voltadas principalmente para o processamento de mandioca, pesca e artesanato e contam com o trabalho de aproximadamente duas mil pessoas.

“A metodologia aplicada pelo Banco Palmas norteará as ações em Alcântara”, enfatiza Quêner. Agentes do PPDLES acompanham a estruturação do Banco, que conta com Conselho Gestor formado por diversas entidades locais.

Reconhecimento
Relatório divulgado pelo Comitê para o Desenvolvimento Sustentável em Alcântara, grupo interministerial do Governo Federal, destacou as ações do Ministério do Trabalho e Emprego em Alcântara. Entre as iniciativas avaliadas positivamente está o PPDLES, que conta com 10 agentes no município.

Assessoria de Comunicação do PPDLES
Envie sugestão de pauta para
fernanda@fubra.unb.br

Sem comentários: